Como falar bem em público

Conhecer o seu público é o primeiro.

Veja dicas de como falar bem em público

Conheça seu público

Conhecer o seu público é o primeiro passo para ter sucesso na hora de se apresentar. Este conhecimento irá determinar em linhas gerais a forma da sua apresentação. O tipo de linguagem, formal ou informal, os tópicos de maior interesse e até a melhor forma de interagir são exemplos de como organizar o trabalho a partir do conhecimento que se tem sobre a sua audiência.

Além de conhecer bem seu público, você deve se conhecer. O autoconhecimento permitirá que você defina a forma de interação que combina com seu jeito. A junção desses conhecimentos determinará a estratégia da sua apresentação.

Ensaie bastante

Se você não é ator de teatro, político ou trabalha em  uma profissão que exija apresentações constantes, então ensaie. Ensaie bastante. Mesmo os atores e políticos ensaiam.

Apresente-se para si mesmo diante do espelho ou para alguém da família. O importante é repassar os tópicos da apresentação e verificar onde é preciso melhorar. Domine bem o assunto. Tenha um roteiro para seguir.

Gravar as apresentações em vídeo também ajuda. Observe suas expressões corporais para que seus movimentos não passem uma impressão ruim. Algo como insegurança ou desinteresse.

Escolha boas ferramentas de apoio

Não é preciso nem falar que a apresentação através de slides é regra para certos temas e públicos. Além de ilustrar sua apresentação, fotos e vídeos podem ajudar muito no engajamento do público.

A sequência de slides é uma boa maneira de roteirizar sua palestra. Criar slides que contenham palavras chaves dos tópicos facilitam a sua memória para o desenvolvimento e coerência do tema. Mas cuidado para não fazer somente a leitura de slides, o que é muito ruim para conquistar o público.

Prepare-se para os imprevistos

Como mencionamos antes, ensaiar é muito importante, mas na hora h nem tudo sairá exatamente como planejamos. Estar preparado para improvisar é fundamental. Tente levantar hipóteses e dúvidas que o público possa ter para não ser pego de surpresa e gaguejar com a resposta.

Pense também em preparar as fichas com tópicos do assunto. Se acontecer algum problema com os slides, ainda assim você terá um roteiro em mão.

Prepare-se também para não responder aquilo que você não sabe. Não tente enrolar o público. É melhor deixar em aberto um contato para que você possa trazer uma resposta posteriormente.

Domine o público

A dica final é aplicar tudo que foi visto de forma a realmente entreter ou despertar o interesse público. Para isso haja sempre com naturalidade. A espontaneidade é um fator natural para cativar a audiência.

Seja flexível e esteja preparado para improvisar. Fique atento ao público e responda qualquer sinal de interação que venha dele.

A linguagem corporal merece bastante atenção. Evite ficar de braços cruzados ou com as mãos no bolso. Utilize frases de efeito, mas tenha cuidado para evitar os excessos.

As pessoas sempre gostam de ouvir boas histórias. Dê preferência para histórias reais. Utilize exemplos que o público pode se espelhar.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *