Como organizar suas finanças pessoais
E sua vida vai mudar.
Organize suas finanças pessoais
Qual a sua relação com o dinheiro? No final do mês você está no vermelho ou no azul? Para controlar melhor sua vida financeira é importante conhecer e aplicar alguns fundamentos básicos de contabilidade pessoal tais como orçamento e fluxo de caixa.
Renegocie suas dívidas
Para sair do vermelho e acabar com as dívidas o primeiro passo é renegociar os valores devidos. Isso pode significar uma redução relevante dos juros. Também é importante definir nesta negociação um valor de prestação que caiba na reforma do orçamento.
Faça um planejamento financeiro
Planejar é vital para o sucesso de qualquer projeto. O controle das finanças pessoais necessita de um planejamento, mesmo que básico. O importante ao planejar seu orçamento é ter em mente que você não deve gastar mais do que você ganha.
Isso apesar de óbvio não é seguido pelas pessoas e pode ter vários motivos. Planejar as finanças é simplesmente definir as prioridades de forma a atender o orçamento. Seja uma compra, uma poupança ou para zerar dívidas acumuladas, tudo deve ser planejado.
Aprenda com os ricos
Pessoas ricas dispensam enorme atenção às finanças, afinal de contas esse é um dos motivos que as mantém ricas.
Para controlar suas finanças e prosperar você precisa aprender um pouco da contabilidade dos ricos. Um dos aspectos dessa contabilidade é saber como não “perder dinheiro”.
Conhecer as formas de pagar menos taxas e impostos é uma delas. Procure se informar melhor sobre esse tipo de gestão financeira.
Poupe e invista
O seu planejamento financeiro deve contemplar em algum momento os processos de poupança e investimento. Ter uma reserva de emergência é muito importante para que suas finanças não se percam novamente por causa de algum imprevisto.
Estipule uma meta e vá juntando aos poucos.
O dinheiro economizado óbvio não pode ficar parado. Lembre-se da contabilidade dos ricos. Dinheiro parado é uma forma de prejuízo.
A poupança é uma das mais tradicionais formas de investimento, mas atualmente pode não ser a melhor para a maioria. Procure investimentos que, pelo menos, possam gerar um rendimento acima da inflação. Mesmo que seja pequeno.
Compre com sabedoria
Comprar com sabedoria é mais uma das formas de se evitar perder dinheiro. Planeje suas compras para buscar sempre as melhores condições de custo/benefício. Antes de comprar verifique a real necessidade do produto.
Não compre por impulso. Pesquise os melhores preços e verifique sempre a possibilidade de comprar à vista e com desconto.
Deixe um comentário