Como começar um negócio digital do zero e ganhar dinheiro

As Melhores Dicas para Começar um Negócio do Zero

As Melhores Dicas para Começar um Negócio do Zero

Comece pelo planejamento, pesquise seu mercado, divulgue seu trabalho, tenha disciplina e seja persistente.

Como iniciar um negócio

Não é fácil começar um negócio, especialmente se os recursos são escassos. Pesquisa do consórcio Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de 2019, em parceria com o Sebrae e com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) aponta que praticamente 4 em cada 10 brasileiros adultos são empreendedores. Um número bastante expressivo. A pesquisa também informa que, na visão destes empreendedores,  o principal motivo que os levou ao caminho do Empreendedorismo foi a falta de empregos. Essa não é uma boa notícia, mas, por outro lado, podemos perceber que boa parte das pessoas começam seus negócios a partir do zero ou com pouco investimento. Então, começar do zero é difícil, mas não impossível. É preciso muito trabalho, planejamento e perseverança.

Dicas para iniciar um negócio

  1. Comece pelo planejamento
  2. Pesquise seu mercado
  3. Divulgue seu trabalho
  4. Tenha disciplina
  5. Seja persistente

Comece pelo planejamento

Se você já tem uma boa ideia em mente, o ideal é que você comece seu planejamento pela capacitação. Planejar bem um negócio requer conhecimento. Estabelecer metas, organizar a gestão e prever os desafios que terá de enfrentar fazem parte da preparação inicial. O Sebrae possui vários cursos de capacitação gratuitos onde você pode aprender sobre gestão, mercado, vendas e muito mais.

Gestão financeira

O sucesso de qualquer negócio está intimamente relacionado à correta análise das atividades financeiras. É isso que proporciona ao empreendedor tomar decisões mais assertivas, maximizando os resultados, ou seja, proporcionando lucro.

Estude bastante para conhecer o que significa fluxo de caixa, capital de giro, ponto de equilíbrio, indicadores, controle de estoque e outros detalhes de gestão.

Uma das coisas mais comuns no início de pequenos empreendimentos é a confusão entre as contas empresa e as contas do empreendedor. Separar as finanças do negócio das despesas pessoais é fundamental.

Mercado e vendas

Como vender mais e melhor? Depois de toda a pesquisa de mercado em busca da melhor solução para as necessidades dos clientes, é hora de encontrá-los e oferecer seu produto. Para isso é necessário escolher uma estratégia de vendas. Defina bem seu modelo de negócios e estabeleça uma estratégia de vendas que potencialize os resultados. Veja os passos necessários para implementar um processo de vendas:

  1. Encontre seus potenciais clientes
  2. Conquiste esse clientes
  3. Fidelize seus clientes
  4. Revenda para seus clientes

Com o passo a passo bem definido é hora das estratégias em si.

Essas são estratégias aplicadas com sucesso comprovado pelo mercado. Isso não significa que você deve aplicar todas em seu negócio e muito menos são garantia de sucesso. Você precisa estudar o mercado e aplicar as estratégias mais adequadas ao seu negócio.

  1. Mostre autoridade no assunto
  2. Tenha empatia
  3. Antecipe objeções
  4. Crie senso de urgência
  5. Use a tecnologia

Inovação

A Inovação é um diferencial que pode fazer seu produto se destacar no mercado e atrair mais clientes, mas não significa necessariamente um produto revolucionário. Inovar é simplesmente atender às necessidades do cliente com mais eficiência.

Legislação

A burocracia do país não é novidade para ninguém. Portanto, tenha ciência da legislação que envolve a criação de uma empresa e todas as regras específicas para o seu mercado. Isso depende do tipo de negócio e também do tipo de empresa que você deseja criar. Em muitos casos você deve contratar serviços especializados de contabilidade e advocacia, por exemplo.

Pesquise seu mercado

Tenha um produto que venda.

A definição de um produto depende da sua origem criativa, ou seja, se é um produto totalmente novo ou o relançamento com melhorias. De qualquer forma, o mais importante é que  os produtos precisam atender a uma demanda específica. Todos nós já ouvimos histórias de inventos que não deram. O principal motivo é a falta de demanda. Isso significa que não há uma quantidade expressiva de clientes que considerem aquele produto como uma solução ao seu problema. Por isso estude o mercado, crie protótipos e teste para saber se o seu produto ou o que deseja vender possui uma demanda real. 

Tenha Disciplina

A melhor forma de se manter a disciplina é a criação de uma rotina de trabalho. Isso não significa que você deve cair na armadilha de virar escravo do seu negócio e tornar o trabalho tão sacrificante e desgastante que você pode acabar ficando desmotivado. Nem só de flores vive o empreendedor, por isso é necessário estabelecer uma rotina de trabalho e definir corretamente as prioridades. É importante que você resolva de maneira eficiente os problemas que são essenciais para o crescimento da empresa. Procure sempre planejar a semana de trabalho para que as principais pendências sejam resolvidas de forma breve. 

Divulgue seu trabalho

É hora de implementar o passo a passo das etapas de vendas. As estratégias indicam um caminho para que você possa seguir. Como vimos no tópico anterior, a criação de autoridade no assunto relacionado às dores do cliente e a solução que seu produto oferece são uma das formas de encontrar seus clientes. A lista a seguir apresenta alguma das formas mais utilizadas hoje para se encontrar e conquistar clientes:

  • Blogs.
  • Redes sociais.
  • Canal de vídeo.
  • Google Ads.
  • Rádio, TV, revistas e jornais

Seja persistente

O sucesso não acontece do dia para noite. Na verdade pode até acontecer, mas é tão raro e exige uma combinação extrema de oportunidade,  planejamento,  trabalho, persistência e sorte.

Analisando mais profundamente a equação do sucesso podemos destacar as variáveis sobre as quais temos controle e as que não dependem exclusivamente de nossas ações.

Sucesso = (Planejamento + Trabalho + Persistência) oportunidade * sorte

Planejamento, trabalho e persistência dependem exclusivamente de nós. Note que se trabalharmos bem essas três variáveis, mesmo que a oportunidade e a sorte sejam mínimas, há a chance de se obter pelo menos 1 sucesso.

Todavia, é importante frisar que a oportunidade pode e deve ser trabalhada. Você pode criar as suas próprias oportunidades. Claro que essa é uma matemática aplicada a  diversas variáveis, algumas com alto grau de imprecisão, mas serve como inspiração. Concentre seus esforços em planejamento, trabalho e persistência e esteja preparado para potencializar seu sucesso quando a oportunidade certa acontecer ou a sorte lhe sorrir.

Gostou do artigo? Comenta aqui em baixo. Tem alguma dica ou dúvida? Fale conosco.

Leia também o artigo sobre como ganhar dinheiro no YouTube sendo afiliado e veja como ser top.

Veja também nosso artigo sobre produtividade.

Saiba como ser um Top Afiliado e ganhe dinheiro no YouTube mesmo com poucos inscritos.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *