Como iniciar um negócio
Não é fácil começar um negócio, especialmente se os recursos são escassos. Pesquisa do consórcio Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de 2019, em parceria com o Sebrae e com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) aponta que praticamente 4 em cada 10 brasileiros adultos são empreendedores. Um número bastante expressivo. A pesquisa também informa que, na visão destes empreendedores, o principal motivo que os levou ao caminho do Empreendedorismo foi a falta de empregos. Essa não é uma boa notícia, mas, por outro lado, podemos perceber que boa parte das pessoas começam seus negócios a partir do zero ou com pouco investimento. Então, começar do zero é difícil, mas não impossível. É preciso muito trabalho, planejamento e perseverança.
Dicas para iniciar um negócio
- Comece pelo planejamento
- Pesquise seu mercado
- Divulgue seu trabalho
- Tenha disciplina
- Seja persistente
Comece pelo planejamento
Se você já tem uma boa ideia em mente, o ideal é que você comece seu planejamento pela capacitação. Planejar bem um negócio requer conhecimento. Estabelecer metas, organizar a gestão e prever os desafios que terá de enfrentar fazem parte da preparação inicial. O Sebrae possui vários cursos de capacitação gratuitos onde você pode aprender sobre gestão, mercado, vendas e muito mais.
Gestão financeira
O sucesso de qualquer negócio está intimamente relacionado à correta análise das atividades financeiras. É isso que proporciona ao empreendedor tomar decisões mais assertivas, maximizando os resultados, ou seja, proporcionando lucro.
Estude bastante para conhecer o que significa fluxo de caixa, capital de giro, ponto de equilíbrio, indicadores, controle de estoque e outros detalhes de gestão.
Uma das coisas mais comuns no início de pequenos empreendimentos é a confusão entre as contas empresa e as contas do empreendedor. Separar as finanças do negócio das despesas pessoais é fundamental.
Mercado e vendas
Como vender mais e melhor? Depois de toda a pesquisa de mercado em busca da melhor solução para as necessidades dos clientes, é hora de encontrá-los e oferecer seu produto. Para isso é necessário escolher uma estratégia de vendas. Defina bem seu modelo de negócios e estabeleça uma estratégia de vendas que potencialize os resultados. Veja os passos necessários para implementar um processo de vendas:
- Encontre seus potenciais clientes
- Conquiste esse clientes
- Fidelize seus clientes
- Revenda para seus clientes
Com o passo a passo bem definido é hora das estratégias em si.
Essas são estratégias aplicadas com sucesso comprovado pelo mercado. Isso não significa que você deve aplicar todas em seu negócio e muito menos são garantia de sucesso. Você precisa estudar o mercado e aplicar as estratégias mais adequadas ao seu negócio.
- Mostre autoridade no assunto
- Tenha empatia
- Antecipe objeções
- Crie senso de urgência
- Use a tecnologia
Inovação
A Inovação é um diferencial que pode fazer seu produto se destacar no mercado e atrair mais clientes, mas não significa necessariamente um produto revolucionário. Inovar é simplesmente atender às necessidades do cliente com mais eficiência.
Legislação
A burocracia do país não é novidade para ninguém. Portanto, tenha ciência da legislação que envolve a criação de uma empresa e todas as regras específicas para o seu mercado. Isso depende do tipo de negócio e também do tipo de empresa que você deseja criar. Em muitos casos você deve contratar serviços especializados de contabilidade e advocacia, por exemplo.
Pesquise seu mercado
Tenha um produto que venda.
A definição de um produto depende da sua origem criativa, ou seja, se é um produto totalmente novo ou o relançamento com melhorias. De qualquer forma, o mais importante é que os produtos precisam atender a uma demanda específica. Todos nós já ouvimos histórias de inventos que não deram. O principal motivo é a falta de demanda. Isso significa que não há uma quantidade expressiva de clientes que considerem aquele produto como uma solução ao seu problema. Por isso estude o mercado, crie protótipos e teste para saber se o seu produto ou o que deseja vender possui uma demanda real.
Tenha Disciplina
A melhor forma de se manter a disciplina é a criação de uma rotina de trabalho. Isso não significa que você deve cair na armadilha de virar escravo do seu negócio e tornar o trabalho tão sacrificante e desgastante que você pode acabar ficando desmotivado. Nem só de flores vive o empreendedor, por isso é necessário estabelecer uma rotina de trabalho e definir corretamente as prioridades. É importante que você resolva de maneira eficiente os problemas que são essenciais para o crescimento da empresa. Procure sempre planejar a semana de trabalho para que as principais pendências sejam resolvidas de forma breve.
Divulgue seu trabalho
É hora de implementar o passo a passo das etapas de vendas. As estratégias indicam um caminho para que você possa seguir. Como vimos no tópico anterior, a criação de autoridade no assunto relacionado às dores do cliente e a solução que seu produto oferece são uma das formas de encontrar seus clientes. A lista a seguir apresenta alguma das formas mais utilizadas hoje para se encontrar e conquistar clientes:
- Blogs.
- Redes sociais.
- Canal de vídeo.
- Google Ads.
- Rádio, TV, revistas e jornais
Seja persistente
O sucesso não acontece do dia para noite. Na verdade pode até acontecer, mas é tão raro e exige uma combinação extrema de oportunidade, planejamento, trabalho, persistência e sorte.
Analisando mais profundamente a equação do sucesso podemos destacar as variáveis sobre as quais temos controle e as que não dependem exclusivamente de nossas ações.
Planejamento, trabalho e persistência dependem exclusivamente de nós. Note que se trabalharmos bem essas três variáveis, mesmo que a oportunidade e a sorte sejam mínimas, há a chance de se obter pelo menos 1 sucesso.
Todavia, é importante frisar que a oportunidade pode e deve ser trabalhada. Você pode criar as suas próprias oportunidades. Claro que essa é uma matemática aplicada a diversas variáveis, algumas com alto grau de imprecisão, mas serve como inspiração. Concentre seus esforços em planejamento, trabalho e persistência e esteja preparado para potencializar seu sucesso quando a oportunidade certa acontecer ou a sorte lhe sorrir.
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